O que é Design Responsivo e sua ajuda no SEO (Google)

O Design Responsivo é a bola da vez. Ninguém pode negar. O aumento absurdo no número de dispositivos móveis, o aumento na velocidade da internet para eles, com 3G MAX, PLUS, 4G e etc; a constante melhora nos sistemas operacionais para os móveis e ainda outros fatores culturais. Todos esses fatores praticamente obrigam os negócios a se prepararem para esses dispositivos e o design responsivo é a melhor forma de se fazer isso, segundo o Google. Entenda o porquê:

O que é Design Responsivo?

Design Responsivo Site

Existem várias formas de exibir conteúdo especialmente para os dispositivos móveis, como celulares e smartphones. A forma que os sites maiores preferem é criar dois sites distintos, exibindo estrutura, layout e elementos diferenciados para a versão para PCs e notebooks e outra versão diferenciada para os equipamentos que apresentam menor resolução. Possuem dois domínios, como exemplo.com.br e o mobile celular.exemplo.com.br ou m.exemplo.com.br.

O layout responsivo funciona de forma diferente. Ele trabalha com o mesmo domínio, os mesmos elementos em HTML e usa o CSS para apresentar o conteúdo de forma distinta, dependendo da resolução do usuário. Ou seja, você terá apenas um site, que se adapta ao dispositivo do usuário. Clique na imagem acima para ver como a home da RB Media fica em um celular Android de tela 3.2″. Veja que, nesse caso, as URLs, e os links são os mesmos para as duas versões. Você vai entender abaixo que esse formato é o preferido do Google.

O site responsivo usa um único código HTML e, por meio de media queries do CSS3 e outras técnicas de redimensionamento e tratamento de imagens, consegue manter a integridade essencial do site, trabalhando com apenas uma folha de estilo e, mesmo assim, preparando seu site para as diversas resoluções.

Design Responsivo e o SEO, segundo o Google

Não sou eu quem está dizendo, é um texto de 2012 publicado no blog oficial para Webmasters do Google. O design responsivo é a “configuração recomendada” pelo site de buscas. Existem alguns porquês para esse fato:

- Com um único domínio, fica mais fácil para os rastreadores do Google lidarem com seu site.

- Sem um site específico para o mobile, o Google não precisa usar rastreadores específicos para o seu site.

- O site único permite que seus usuários compartilhem seus links com mais facilidade, aumentando o número de backlinks e, consequentemente, seu PageRank.

Dessa forma, pensando no SEO do seu site, opte sempre pelo design responsivo. É uma dica real, de uma fonte confiável e que você deve levar em conta.

Se você não sabe como aproveitar as vantagens da responsividade em seu negócio, a RB Media oferece a criação de sites WordPress responsivos por um excelente preço. Ainda vamos falar mais sobre o assunto, portanto, até a próxima!